O que precisa saber sobre o formato MP4

O MP4 (também conhecido como MPE) é um formato de vídeo bastante popular que, oficialmente, é a Parte 14 do padrão MPEG-4. Os arquivos MP4 são compatíveis com a maioria dos reprodutores de mídia do mercado, assim como vários reprodutores de Blu-ray e DVD. É um formato bastante utilizado para download de filmes. O formato utiliza a extensão .mp4 e pode conter diferentes objetos multimídia, como áudio, vídeo, imagens, animações, menus, etc.

Por que converter um vídeo para o formato AVI

AVI, do inglês Audio Video Interleave, é um formato container multimídia apresentado pela Microsoft em novembro de 1992 como parte de sua tecnologia de vídeo para Windows. Os arquivos AVI podem conter tanto dados de áudio como de vídeo em um mesmo arquivo container que permite a reprodução sincronizada de áudio e vídeo. Apesar de recursos como a reprodução de múltiplos arquivos de áudio e vídeo não serem utilizados regularmente, os arquivos AVI também suportam esta característica, assim como o formato de vídeo DVD.

Os arquivos AVI podem ser criados sem nenhuma compressão, o que resulta em arquivos extremamente grandes, mas sem nenhuma perda de qualidade. Apesar de que não se necessita nenhum codec para salvar um arquivo sem compressão, normalmente esta não é a forma mais recomendada pelo tamanho exagerado do arquivo. Se você não quer se estressar com a escolha de codecs e quer converter facilmente um arquivo MP4 para AVI, o mais indicado é usar um programa como o Video Converter Ultimate.

Tutorial: como converter vídeos MP4 para AVI
  • Passo 1. Primeiramente, baixe o conversor de vídeos Aiseesoft Video Converter Ultimate, instale-o em seu PC e abra o programa para converter seus vídeos MP4 para AVI.

  • Passo 2. Na tela inicial do programa, clique em "Adicionar arquivos" e importe seu vídeo com extensão .mp4 ao programa. Caso prefira, também pode arrastar e soltar o vídeo na interface do programa.

  • Passo 3. Para selecionar o formato de conversão desejado, clique em "Converter todos em". Na lista que se abre, escolha o formato AVI para converter seu vídeo MP4 para AVI.

  • Passo 4. Se desejar, também pode otimizar seu vídeo antes de converter de MP4 para AVI. Para isso, pode clicar tanto em "Editar" como em "Otimização de vídeo" na tela principal do programa.

  • Passo 5. Para finalizar a conversão do vídeo, clique no botão "Converter todos". E pronto, seu vídeo foi convertido para AVI.


A conversão costuma ser muito rápida, mas claro isso sempre dependerá da capacidade de processamento do seu computador e do tamanho do arquivo original que quer converter. O Video Converter Ultimate é muito potente e converte para mais de 400 perfis, mas além disso também dá para criar MV, fazer vídeo com tela dividida, e muitas outras coisas.

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

/ Escrito por Rafa Dias sobre Aiseesoft Video Converter Ultimate

Seguir @rafadiasbcn