O arquivo com extensão .avi

O formato AVI (Audio Video Interleave) é um formato recipiente multimídia da Microsoft que têm sido amplamente utilizado para reprodução de vídeo em Windows. Este formato foi o primeiro formato de áudio e vídeo para Windows. Baseado no formato RIFF, AVI é conhecido como um formato recipiente porque é utilizado para diversos métodos de codificação, não somente um. Por exemplo, os métodos de compressão de vídeo para AVI incluem DivX, Xvid, Cinepak, Indeo, DV e Motion JPEG, assim como RGB sem compressão e YUV2.

O áudio contido em um arquivo AVI pode conter MP3 comprimido e ADPCM ou PCM. O formato de arquivo AVI foi o primeiro formato digital em intercalar pequenos pedaços de vídeo e áudio um detrás do outro, por isso o nome “interleave” (de intercalar).

O formato MKV

MKV é um formato de uso aberto e flexível. Este padrão de arquivo de vídeo tornou-se rapidamente popular como extensão de arquivo preferida para vídeo em alta definição na Internet. O formato MKV é um formato recipiente e permite incluir em um mesmo arquivo vídeo, áudio e recursos como faixas alternativas de áudio, legendas em vários idiomas e pontos de capítulo, bem como meta-dados ricos, incluindo a cobertura de arte, classificações, descrições e muito mais. O ponto forte do MKV é que oferece uma experiência de mídia excelente e é por isso que se utiliza tanto como container de arquivos de vídeo DivX Plus®.

Eu utilizo o Video Converter Ultimate para fazer a conversão, pois é um programa muito bom e permite também já fazer certos ajustes no vídeo de forma muito fácil.

Leia também: Como gravar um gameplay e subir no Youtube


Passo a passo: como converter AVI para MKV
  • Passo 1. Para começar, baixe o Aiseesoft Video Converter Ultimate, instale o conversor de vídeos no seu PC e abra-o para fazer a conversão de seu vídeo AVI para MKV.

  • Passo 2. Na tela inicial do programa, clique em "Adicionar arquivos" e importe seu vídeo no formato AVI ao programa. Caso prefira, também pode arrastar e soltar o vídeo na interface do programa.

  • Passo 3. Vá em "Converter todos em" para selecionar o formato de conversão desejado. Na janela que se abre, busque o formato MKV para converter seu vídeo AVI para MKV.

  • Você pode ainda ajustar as configurações de saída do vídeo, como codificador, taxa de bits, canais, resolução, entre outros.

    Selecionar o perfil de conversão MKV

  • Passo 4. Clique em "Converter todos" para finalizar a conversão do arquivo AVI para MKV.

  • Finalizar a conversão de AVI para MKV

O legal é que o programa é bem versátil, além de converter arquivos para vários formatos de áudio e vídeo, também dá para reduzir a solução dos seus vídeos, ou passar para 4K.

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

/ Escrito por Victoria Rodriguez sobre Aiseesoft Video Converter Ultimate

Seguir @vicvictoriar