Como fazer backup e restaurar o WhatsApp no iPhone e Android

O WhatsApp é um dos aplicativos mais populares de mensagens atualmente. Fazer backup das conversas do WhatsApp  tornou-se uma tarefa necessária para manter salvas aquelas mensagens e arquivos de mídia importantes. Afinal, é mais fácil restaurar mensagens antigas em um novo celular ou recuperar as conversas excluídas acidentalmente. Se você tentou seguir as orientações do site oficial do WhatsApp e ainda assim achou confuso, aqui mostraremos em detalhes como fazer o backup e restauração do WhatsApp no iPhone e no Android.

Backup and Restore WhatsApp Chats


Parte 1. Backup e restauração dos dados do WhatsApp no Android via Google Drive

Para usuários de Android, o Google Drive é a solução para o backup e restauração do WhatsApp.
Para usar o Google Drive você precisa:
  • Fazer login na sua conta do Google Drive.
  • Certificar-se de ter espaço suficiente no Google Drive.
  • Ter uma conexão de internet estável.

Agora, siga os seguintes passos:

Fazer backup do WhatsApp, do Android ao Google Drive

  1. Abra o aplicativo do WhatsApp no Android, clique em "Mais opções", vá em "Ajustes", depois em "Conversas", selecione "Backup de conversas", e clique em "Backup no Google Drive".
  2. Back up to Google Drive

  3. Selecione uma frequência do backup, diferente de "Nunca".
  4. Escolha a conta do Google Drive na qual deseja fazer o backup do histórico das conversas do WhatsApp, clique em "Permitir", poderá também "Incluir vídeos". Escolha a rede para fazer o backup do WhatsApp e clique em "Backup".
  5. Feito isso, o backup das conversas do WhatsApp será criado no Google Drive.
  6. Back up

Restaurar o WhatsApp do Google Drive no Android

Para restaurar o backup do WhatsApp do Google Drive, você deve utilizar os mesmos número de telefone e conta do Google em que criou o backup.

  1. Desinstale o WhatsApp do Android.
  2. Abra o WhatsApp e verifique seu número de telefone.
  3. Clique em RESTAURAR.
  4. Após, o WhatsApp irá restaurar as conversas e arquivos de mídia do backup no celular Android e você poderá continuar a usar o WhatsApp.
  5. Restore

    Da mesma forma que no iCloud, você terá permissão para restaurar apenas o backup mais recente do WhatsApp no celular Android.


Parte 2. Backup e restauração de dados do WhatsApp no iPhone com o iCloud

Com certeza, o WhatsApp também oferece uma maneira de fazer backup de conversas e arquivos de mídia, e o iCloud é a ferramenta oficial recomendada para iPhone. O iCloud é o recurso universal para backup e restauração de dados do iPhone.

Fazer backup das mensagens do WhatsApp no iPhone

  1. Abra o aplicativo WhatsApp no iPhone e selecione "Ajustes" na parte inferior à direita da tela. Depois clique em "Conversas". A seguir, em "Backup de conversas".
  2. Chat Backup

  3. Habilite o backup do WhatsApp no iCloud Drive
  4. Aqui, você verá um lembrete que solicita que você ative o backup do WhatsApp no ​​iCloud Drive.

    Enable WhatsApp Backup

    Abra "Ajustes" no iPhone, depois "iCloud" e após, ative o "iCloud Drive". Role a tela para baixo para ativar também o WhatsApp.

    iCloud Drive

  5. Faça o backup do WhatsApp do iPhone, no iCloud
  6. Feitos os ajustes anteriores, volte ao WhatsApp e clique na opção "Fazer Backup Agora". Assim, as mensagens do WhatsApp serão sincronizadas ao iCloud.

    Back Up Now

    Você poderá também criar um backup automático diário, semanal ou mensal, ativando o "Backup automático".

    Auto Backup

    Para subir vídeos do WhatsApp para o iCloud, você só precisa habilitar a opção "Incluir vídeos" (abaixo de Backup automático).

    Upload

    Assim que o backup estiver concluído, você poderá ver a data, o tamanho e as informações dos vídeos do último backup na tela.

    Auto Backup


Restaurar os dados do WhatsApp no iPhone via iCloud

Para restaurar os dados do WhatsApp no iPhone, você precisará:

  • Desinstalar o WhatsApp do iPhone.
  • Certificar-se de ter feito login com o mesmo ID Apple que você usa para fazer backup do WhatsApp via iCloud.

Depois de reinstalar o aplicativo, basta fazer login em sua conta do WhatsApp e aparecerá uma mensagem, perguntando se você deseja restaurar o histórico de conversas do iCloud. Toque em "Restaurar" ou "Restaurar histórico de conversas" e o aplicativo começará a acessar o backup do WhatsApp do iCloud.

Restore Chat History

No entanto, se você ignorar esta etapa, não será possível restaurar o backup mais tarde.

Restore Backup

Depois disso, você só precisa seguir as instruções na tela para editar o Perfil do WhatsApp e voltar a usá-lo .

Dicas:

  1. Durante todo o processo, você deve conectar o iPhone à internet, para garantir um backup ou processo de restauração estáveis.
  2. Certifique-se de que o iCloud tenha espaço suficiente para armazenar o backup do WhatsApp.
  3. O iCloud restaura apenas o último backup do WhatsApp. Se você fez vários arquivos de backup, o iCloud guardará apenas o último.

Parte 3. A maneira mais fácil de fazer backup e restauração do WhatsApp no iPhone, sem desinstalação

Embora o WhatsApp ofereça a maneira padrão de fazer backup e restaurar mensagens e arquivos de mídia na nuvem, é necessário desinstalar o WhatsApp para restaurar os dados, o que leva à substituição de todas as mensagens existentes do WhatsApp.

Além disso, o arquivo de backup pode consumir muito do seu espaço na nuvem.

Para não ter que se preocupar com limites, temos uma outra opção. Recomendamos o software FoneLab WhatsApp Transfer, que é uma ferramenta profissional para fazer backup de dados do WhatsApp. Em apenas 3 passos, você poderá enviar todas as conversas e anexos do WhatsApp para o PC e compartilhar os dados de um iPhone para outro.

Veja agora o passo a passo:

Backup de dados do WhatsApp, do iPhone ao PC/iPhone

  1. Faça o download do FoneLab WhatsApp Transfer no seu computador.
  2. Conecte o seu iPhone ao PC com um cabo USB. Na interface principal, clique em "WhatsApp Transfer para iOS"
  3. Após, selecione"Backup".

  4. Clique nas reticências para escolher a unidade no PC para armazenar o arquivo de backup do WhatsApp. Após, clique em "Iniciar backup" para copiar todos os dados do WhatsApp para este computador.
  5. Vale ressaltar também que este software suporta criptografia de backup WhatsApp, bastando marcar a caixa "Criptografia de backup" e inserir a senha para proteger o backup.

    Caso restaure o backup criptografado, no futuro você precisará inserir a senha para desbloqueá-lo.


Restauração do backup do WhatsApp no iPhone/PC

Para restaurar os dados do backup do WhatsApp no iPhone, siga estes 3 passos:

  1. Abra o programa já instalado e escolha a função "WhatsApp Transfer para iOS". Após, selecione "Restauração".
  2. Selecione o arquivo de backup do WhatsApp: o software irá carregar automaticamente o último arquivo de backup do WhatsApp que você criou.
  3. Se desejar verificar outros arquivos de backup, basta clicar em "Importar arquivo local" para localizar os arquivos de backup que você fez antes neste PC, para carregá-los.

  4. Agora, a restauração do WhatsApp poderá ser feita de 2 modos:
  5. Modo 1. Para restaurar o WhatsApp no iPhone, você precisará apenas conectar o iPhone ao PC e clicar em "Restaurar" para ter o backup do WhatsApp de volta ao iPhone.

    Modo 2. Para visualizar e restaurar o backup no iPhone ou neste PC, clique no ícone "Visualizar" e todas as conversas e anexos do WhatsApp serão carregados.

    Feito isso, clique em "Restaurar ao dispositivo" para enviar os dados do WhatsApp para o iPhone, ou em "Restaurar ao PC" para exportar o backup do WhatsApp a este PC como arquivo CSV ou HTML.

    Outra vantagem deste método é que você pode enviar todos os dados do WhatsApp de um iPhone para outro, sem backup ou restauração. Basta executar o programa, escolher a função "WhatsApp Transfer para iOS" e selecionar "Transferência entre dispositivos". Depois disso, conecte os dois dispositivos iPhone ao computador e determine o dispositivo de origem e de destino. Finalmente, clique em "Iniciar transferência" para mover todas as conversas e anexos do WhatsApp, de todos os contatos e grupos de um iPhone para outro em uma cópia 1:1.


    Part 4. Dúvidas frequentes sobre backup e restauração do WhatsApp

    1. Onde o backup do WhatsApp fica armazenado?

      Os backups do histórico de conversas do WhatsApp do Android serão armazenados no Google Drive. Para usuários do iPhone, o backup de conversas do WhatsApp será salvo no iCloud. Se você usar o FoneLab WhatsApp Transfer, ele será armazenado em um computador local ou em outras unidades removíveis.

    2. Como posso abrir o backup do WhatsApp?

      Tanto o iCloud quanto o Google Drive armazenam apenas o backup na nuvem como um arquivo de biblioteca, mas você não pode abri-los diretamente. Para acessar o backup do WhatsApp no ​​iCloud, você precisa de um extrator do iCloud. Para abrir o backup do WhatsApp no PC, o FoneLab WhatsApp Transfer pode restaurá-los no PC para visualização.

    3. Como restaurar conversas do WhatsApp deletadas, sem backup?

      Se você não tiver backup, precisará de outra ferramenta para recuperar as conversas perdidas. Veja aqui como recuperá-las.


    O WhatsApp armazena muitas mensagens e arquivos de mídia importantes. Criar um backup do WhatsApp é uma maneira eficiente de evitar a perda de dados, quando você exclui as mensagens acidentalmente ou adquire um novo celular. Aqui neste artigo, compartilhamos 3 maneiras de fazer backup e restaurar dados do WhatsApp no ​​iCloud, Google Drive e FoneLab WhatsApp Transfer.


Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

/ Escrito por Paula Rizzo sobre Aiseesoft FoneLab WhatsApp Transfer